Mistérios das personagens

Mistérios das Personagens de A Página Perdida de Camões


Nomes de personagens: Como nada no livro é acidental ou casual, os nomes dos personagens têm profundos significados.

- Santiago Porto: o nome da personagem principal é um anagrama de "O Protagonista". Em alguns pontos, Luciano Milici coloca, de propósito "Santiago Porto, o protagonista" só para percebermos que ele misturou as letras.

- Adso Demelk: Luciano Milici é grande fã do escritor Umberto Eco, como ele mesmo diz na apresentação do livro. Por isso, concluí que o nome da personagem Adso Demelk é uma homenagem ao protagonista de "O Nome da Rosa" de Umberto Eco.

- Lábia Minora: fui verificar se era uma citação e me deparei com um detalhe da anatomia feminina. Parece um nome, mas não é.

- Selene Caruso: Selene significa Lua. Remete diretamente à irmandade LunaSole, citada no livro. Caruso é o sobrenome do maior tenor e intérprete de música erudita da história, Enrico Caruso. Note que tanto ela quanto Hélio são policiais.

- Hélio Enrico: Hélio significa Sol. Remete diretamente à irmandade LunaSole, citada no livro. Enrico é o primeiro nome do maior tenor e intérprete de música erudita da história, Enrico Caruso. Note que tanto ele quanto Selene são policiais.

- Delegada Ieda Vargas: não tenho certeza se esse foi o raciocínio, porém, Ieda Vargas foi uma Miss Brasil e, atualmente, há uma delegada no Rio chamada Marta Rocha. Provavelmente, foi uma brincadeira do autor.

- Raimundo Babbit: a personagem que aparece no capítulo “Homem da Chuva” tem uma memória anormal. Homem da Chuva, em inglês, é Rain man, nome de um filme cujo personagem principal chamava-se Raymond Babbit e tinha memória anormal, além de autismo.

- José Roberto: o professor do livro tem, coincidentemente, o mesmo nome do pai do autor que também era professor.

- Professora Sueli: a professora que aparece apenas no primeiro capítulo também tem seu nome citado nos agradecimentos, provavelmente, é real.

- Personagens que não tive coragem de contar o que descobri ou o que o autor deixou claro (só conto por e-mail): Edna Enim, Carlos Traditore, João Carpinteiro e Cabo das Tormentas/Adamastor.

 - Personagens que estou analisando: Hemera, Sheila e outros citados apenas uma vez como André, Sebastião Van Dood, Marcelo, Rogério, Eduardo e Cristiano.

E você? Percebeu mais alguma citação? Envie-me um e-mail.