Enigmas antes do livro

Enigmas de "A Página Perdida de Camões"


Capa: O mistério do livro começa pela capa. A face rabiscada de Camões, cujo olho direito encontra-se encoberto de sangue com a Máquina do Mundo ao fundo revela um pouco do que o leitor encontrará na obra: Camões, um serial killer e enigmas.

Agradecimentos: logo no início, a frase “Dan Brown pegou de Umberto Eco. E nós pegamos de volta”. Luciano Milici revive a polêmica afirmação de Umberto Eco “Eu fiz Dan Brown”. O autor americano pasteurizou o conceito de romance histórico de mistério deixando de lado a profundidade que Umberto Eco construiu em romances como “O nome da rosa” e “O pêndulo de Foucault”. Eco criou teorias factíveis, bem embasadas e ricas de citações e, ainda assim, declarou que tudo o que propôs era ficção. Brown, por sua vez, reuniu pequenas teses já muito apresentadas na mídia (e até pelo próprio Eco) e empacotou de maneira superficial, apresentando ao grande público como real.

Ao dizer “Dan Brown pegou de Umberto Eco. E nós pegamos de volta”, o autor repetiu uma frase dita por Bono Vox, vocalista da banda irlandesa U2, ao tocar Helter Skelter - canção dos Beatles apropriada pelo líder religioso assassino Charles Manson. Na abertura do filme “Rattle and Hum”, Bono diz a frase “Essa música, Charles Manson roubou dos Beatles. Nós roubamos de volta”.

Ele inicia, então, os agradecimentos, com a frase “Este livro foi escrito ao som de rock clássico”.

Em seguida, ele oferece o livro “a Camões e a outros em quem poder não teve a morte”, que é, também, citação de uma dedicatória feita por Camões em “Os Lusíadas”.

A citação de Umberto Eco vem com a frase todos os poetas escrevem poesia ruim. Os maus poetas as publicam, e os bons poetas as queimam”.

Sumário: Notamos, nesse índice, uma simetria perfeita. No início há um prólogo. No meio exato, interlúdio e, no final, o Epílogo. A cada bloco exato de capítulos, há os “Papéis de Santiago”, com informações importantes sobre a história.

Introdução: A citação de Jorge Luis Borges e seu conto “O jardim das veredas que se bifurcam” mostra ao leitor que cada página da vida dos personagens ou do próprio Camões permite novos desdobramentos.
Citação Inicial: a frase de Alan Moore reflete como as pessoas pensam que moldam as histórias, mas na verdade, elas é que são moldadas.



E você? Percebeu mais alguma citação? Envie-me um e-mail.